A importância dos dentes de leite

Os dentes de leite também são vulneráveis à instalação da placa bacteriana. Essa placa contém bactérias que se aderem aos dentes se não for regularmente removida, produzindo cáries e doenças gengivais que podem resultar em perda precoce dos dentes.

A preservação da dentição decídua (de leite) em condições normais é importante para o perfeito estabelecimento da oclusão dos dentes permanentes. A perda precoce de qualquer dente decíduo pode acarretar problemas de oclusão (engrenamento dentário) e função ao paciente (fala e deglutição). Isso se deve ao fato dos dentes decíduos servirem de guia de erupção e mantenedor de espaço para o “nascimento” dos dentes permanentes.

Se houver perda dos dentes de leite fora do seu tempo natural, muitas vezes é indicada a instalação de aparelhos que mantém o espaço adequado para a vinda do dente permanente, evitando-se, dessa forma, futuros problemas dentários.

A melhor forma de prevenir a perda antecipada dos dentes é a higiene bucal diária realizada através de escovação, bem como, uso de fio dental e acompanhamento periódico com o dentista.