Tratamento do ronco e apnéia com aparelhos intra-orais

 

O RONCO

O ronco é um problema social sério, atingindo cerca de 30% das pessoas, alterando a convivência com o cônjuge ou com os amigos, geralmente tornando a pessoa que ronca alvo de brincadeiras. É causado pela vibração dos tecidos da garganta (parede posterior da faringe, dorso da língua, palato mole e úvula), em função da turbulência do ar à medida que as vias aéreas se estreitam. A obesidade, a respiração bucal e o uso de cigarros e álcool o agravam de modo significativo.

A APNÉIA DO SONO

A apnéia é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante o sono, pela aproximação dos tecidos da garganta, fechando a passagem de ar e impedindo a respiração por alguns segundos (múltiplas vezes). Problema sério que, quando em níveis mais elevados, interfere de modo importante no agravamento de outras doenças, como: hipertensão, enfarte do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame).

Tanto o ronco quanto a apnéia do sono (leve e moderada), podem ser tratados com aparelhos intra-orais, oferecendo excelentes resultados a um custo relativamente baixo e com pouco desconforto para os pacientes.

A indicação do uso do aparelho é multidisciplinar, necessitando da avaliação do dentista e do médico especialista em sono e de exames próprios para determinar a gravidade da apnéia (polissonografia).